domingo, 14 de dezembro de 2008

Eterna vigilâcia

A maneira de ver as coisas. O modo com que vestes suas roupas. O jeito com que falas com as pessoas.
Visões diferentes daquilo que todos estão acostumados a viver. Façamos um trato: Vivamos nossas vidas e os problemas de cada serão consumados pelo seu destino.
Individualidades a parte, não fomos feitos para vivermos sozinhos. Somos não só feitos de carne, mas de alma. Não façamos ao próximo àquilo que não queremos para nós. O amor deve ser cultivado até nas mínimas coisas do seu dia a dia. Transforme seu destino no que quiseres, tens o poder de se elevar ao grau que desejas ao rumo que tomares, as decisões são suas sendo que pode se interferir quando se tem uma terceira opinião. Aí que entra o que sobressai o individualismo, a capacidade de um ser humano de se colocar no lugar do outro, de poder mudar o destino de qualquer pessoa. Nada nesse mundo é impossível, quanto mais se anda por essa vida mais ainda se vê como as diversidades se multiplicam. Assim é quando achamos que tudo está na sua ordem, pode deixar que em até alguns instantes surja uma outra oportunidade que nos faz retornar há certo ponto ou até mesmo desviar nossas rotas. De onde partimos ou de onde surgimos? Isso tudo só quem pode saber somos nós mesmos. A resposta está em tudo aquilo que tocamos ou que criamos. A relatividade das circunstâncias nos faz acreditar que sempre estamos corretos em nossas atitudes, mas temos que ver que não estamos sozinhos. Suas atitudes podem ser absolutamente boas para ti, mas será que são boas àqueles que o rodeiam? Entramos no patamar da análise. A vigília é mais importante que o passo a ser dado em seguida. Quando se tem uma trilha vigiada, os passos que foram dados exatamente são sólidos e seguros. O cuidado que se tem não somente consigo, mas também para com o próximo é saber dividir, saber trazer a si a sabedoria. Transformar o cotidiano e vê-lo não somente como um dia após o outro, mas sim um tempo dado a si que pode ser compartilhado e muitas vezes mais fácil de ser vivido com tal atitude.
Não veja só a si mesmo, saiba que tem alguém que lhe ama incondicionalmente, e mesmo esta pessoa não sendo o seu amor, respeite-a, pois tu também podes ter um amor e não ser correspondido... A visão dessas e de outras coisas só depende do observador. Não perguntes ao próximo por que uma atitude ou uma ação deu errada, pergunte a si mesmo em qual lugar deste caminho algo passou despercebido. Veja que neste destino, muitos atalhos serão encontrados, mas nem sempre estes atalhos o levarão para onde queres ir. Muitas vezes também nossos caminhos terão que serem abertos, desmatados, escalados, mas tenha a certeza de que este caminho que abristes servirá para que outras pessoas venham com mais facilidade, assim como outras pessoas abriram os caminhos fáceis que trilhastes. Dar um passo após o outro, ser preciso e com cuidado, é bem provável que encontres seus objetivos ainda mais rápidos. Não seja apressado quando se tem tempo de pensar, faça o que é mais fácil primeiro, assim ganharás tempo para resolver aquilo que se pede tempo, raciocínio. Traga para si coisas boas, como amor, por exemplo, nada mais gratificante do que amar, pois podendo ou não ser correspondida, teu coração saberá que alguém foi feliz com uma atitude tua. Não se glorifique por tais atitudes, mas agradeça pelo fato de ser generoso.